Mapeando Foz: Parque Nacional do Iguaçu

Localizado a 17 quilômetros do centro de Foz, o Parque Nacional do Iguaçu é uma área protegida com cerca de 169 mil hectares e é lá que estão as famosas Cataratas do Iguaçu.

O parque hoje é um dos poucos locais de conservação da Mata Atlântica e atualmente é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além de ler esse post, você pode visitar também o blog Mapa da Mão que fez um post com um guia completo do passeio nas Cataratas do Iguaçu.

Explorando o Parque Nacional do Iguaçu

Como eu contei aqui, decidimos alugar um carro para facilitar nossa locomoção em Foz já que teríamos pouco tempo na cidade.

O Parque Nacional fica relativamente perto do centro da cidade e é bem fácil chegar: siga sempre reto na Avenida das Cataratas. 😅 Chegando lá, paramos no estacionamento tranquilamente. o valor é R$ 24,00 a diária e o ticket é pago na bilheteria ou totens do parque.

Eu já havia comprado as entradas online, mas não vi filas na bilheteria, nem para entrar no parque. Após o acesso, pegamos um ônibus que nos levou até o ponto onde começa a trilha até as Cataratas. Durante o trajeto, ouvimos um pouco sobre a história do Parque Nacional do Iguaçu e sobre a fauna e flora. Antes da trilha principal, o ônibus para nas atividade do Macuco Safári  e o ponto final é o restaurante Porto Canoas e o elevador para acesso das pessoas com necessidades especiais às cataratas.

Cataratas do Iguaçu

Conjunto de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu, as Cataratas do Iguaçu são a principal atração no Parque Nacional do Iguaçu. É possível visitar essa maravilha da natureza tanto do lado brasileiro quanto do lado Argentino.

Como nosso tempo era muito curto, optamos em visitar apenas o lado brasileiro. Quando descemos do ônibus a vista já é impactante. Na verdade, não tem como não se emocionar. A trilha é de dificuldade fácil com rampas e algumas escadas, e durante o trajeto existem alguns mirantes para tirar fotos de vários ângulos das cataratas.

A trilha leva até a passarela da Garganta do Diabo onde é possível ter uma visão panorâmica das cataratas. Depois de um tempo admirando as quedas, subimos pelo elevador e almoçamos no Restaurante Porto Canoas.

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu – Foto: Felipe Beiragrande
Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu – Foto: Felipe Beiragrande
Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu – Foto: Felipe Beiragrande
Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu – Foto: Felipe Beiragrande

Foz do Iguaçu por Mapeando Mundo

Dicas Gerais

— Vá com calçados confortáveis e roupas leves, de preferencia que possam molhar sem problemas.

— Não alimente os quatis. Eles não são animais domesticados e podem levar a comida e um pedaço do seu dedo.

— Leve para as fotos uma capa de celular impermeável ou equipamentos fotográficos a prova d’água.

— Você pode deixar seus pertences maiores no guarda volumes que fica na entrada do parque (bilheteria). Não esqueça de proteger a carteira e pertences menores para não molhar.

— Separe pelo menos um dia para visitar o parque. Passamos a manhã nas cataratas, almoçamos no Porto Canoas e depois fomos ao Macuco Safári (post em breve).

— Se estiver em dúvida de qual lado das cataratas visitar, separei alguns posts interessantes sobre o lado Argentino da atração

Blog Mala de Viagem: Foz do Iguaçu: dica do que fazer na tríplice Fronteira.

Blog Entre Mochilas e Malinhas: Parque brasileiro x parque argentino 

Blog Fui ser Viajante: Cataratas na Argentina: conhecendo o Parque Nacional Iguazú

Blog Let’s fly away: O lado argentino das cataratas do Iguaçu

Blog Viagens de Cá pra Lá: Cataratas do Iguaçu, começando pelo lado Argentino

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Até breve!

Posts Relacionados

🌍 Foz do Iguaçu: tudo o que você precisa saber antes de viajar

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão! 

Parque Nacional do Iguaçu

 

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *