Quando estávamos planejando nossa eurotrip e decidimos que visitaríamos várias cidades na Itália, comecei a pesquisar a melhor forma de se locomover por lá. Praticamente todos os blogs que li diziam que o trem era a melhor opção. Então me concentrei bastante em pesquisar tudo sobre esse meio de transporte.
O trem é excelente para se deslocar por várias razões. As estações na Itália são super bem localizadas então você já desembarcará provavelmente na parte central da cidade. Além disso, você chega ao local descansado e não precisa se preocupar com estacionamentos, multas, aluguel de caro etc. Mais um ponto a favor é que você não precisa chegar com duas horas de antecedência, fazer check-in, despachar malas, pegar filas de segurança entre outros procedimentos que acontecem no aeroporto.
Atualmente, duas empresa atendem na Itália. A Trenitalia é a principal companhia de transporte ferroviário italiana e é uma empresa estatal. A Italo Treno é a unica concorrente e entrou no mercado com modernidade e tarifas mais concorridas, mas ainda não consegue atender todas as cidades da malha ferroviária da Trenitalia.
Qual companhia ferroviária escolher?
Os critérios de escolha funcionam meio que como uma passagem de avião. Você pesquisa em um metabuscador, a Rail Europe por exemplo, e compara os preços com os horários que se encaixam no seu roteiro. Vale lembrar que comprando em sites externos, ou seja, que não sejam da própria companhia, há cobrança de taxas para a prestação de serviços. A Trenitalia possui um revendendor autorizado no Brasil (Tremitalia.com.br) onde é possível comprar sua passagem em português mas taxas extras também são cobradas na hora do pagamento. Então, pesquise bastante e compare os custos antes de comprar.
Nas duas companhias é possível comprar passagens com até 120 dias de antecedência para os trechos de alta velocidade e 49 dias pra os trechos regionais. Quanto mais cedo você comprar, maior sua chance de conseguir uma tarifa promocional. Na Italo por exemplo existem tarifas promocionais de € 9,90 e na Trenitalia de € 19,90.
Por questão de comodidade e praticidade, decidi comprar todos os bilhetes de trem na Trenitália, já que Italo não atendia alguns trechos. Para as viagens mais longas, os trens utilizados são o Freccia e InterCity. Eles chegam a 300 quilômetros por hora, são divididos em classes e dá pra marcar assento. Para as distâncias mais curtas os trens utilizados são os regionais. Eles são mais simples e não tem como marcar assento. Funciona mais ou menos como um metrô.
Dicas para viajar tranquilo no trem
- Não há restrição no número de bagagem para viajar, mas recomendo que não exagere nas malas. Viajamos tranquilamente com duas médias e uma de mão. Mas deve ser um trampo ficar carregando malas gigantes pela estação. Além disso, não há acomodação para bagagens muito grandes e pode ser um desafio arrumar um lugar no trem para levá-las.
- Quando chegar à estação, procure no painel pelo número do trem que estará na sua passagem não pelo destino. Neles aparecem a cidade de onde o trem partiu e o seu ponto final. Caso sua cidade esteja no caminho, ela não aparecerá. Além disso, podem ter trens saindo para a mesma cidade em horários muito próximos. Por isso, olhando pelo número fica bem mais fácil e seguro.
- Agora a dica de ouro: fique atento! Furto de malas tanto no trem quanto na estação são comuns na Itália. Se estiver com muitas malas, cheque cedo para conseguir acomodar todas as suas malas próximas ao seu assento.
No próximo post, farei o passo a passo de como comprar a passagem online pelo site da Trenitalia. Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Posts Relacionados
🌍 Praga: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Paris: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Veneza: o que você precisa saber antes de viajar!