Eu sempre costumo dizer que uma viagem é um momento único de descobertas e experiências incríveis. Quando estou planejando uma viagem, gosto de fazer tudo de forma bem detalhada e organizada, para evitar dor de cabeça e perrengues. Planejo desde a escolha da companhia aérea (falo sobre isso um pouco mais nesse post), até o roteiro diário com todas as informações que vou precisar no local. Claro que imprevistos acontecem, mas é importante que você esteja preparado para todos eles.
Um dos pontos mais importantes no meu check list é o seguro viagem. Claro que você não espera nunca ter que acionar um seguro, mas como eu disse antes…vai que né? 🙄
O que é o seguro ou assistência viagem?
O seguro viagem oferece cobertura médica e possui vários benefícios de acordo com a cobertura contratada no período da sua viagem. No momento da cotação, você inclui o local para onde está indo, a data da partida e da chegada e a seguradora informa os valores e coberturas disponíveis. Ele funciona como um plano de saúde temporário e também garante indenização em várias situações.
A diferença entre o seguro e a assistência é basicamente a forma de pagamento dos serviços no exterior. No caso do seguro, o viajante que pagará pelas despesas médicas, e depois mediante comprovação dos gastos a seguradora fará o reembolso. No caso da assistência viagem, o atendimento é pago pela seguradora dentro dos limites da cobertura, porém, há uma rede credenciada e você não poderá ser atendido em qualquer local. Algumas administradoras de cartões oferecem o seguro viagem caso a passagem seja comprada com o cartão. Vale a pena ver os benefícios oferecidos antes de fazer a contratação.
Por que fazer um seguro de viagem?
No meu caso, fecho o seguro para ter tranquilidade e segurança na viagem. Caso você fique doente, ou tenha uma bagagem extraviada, é importante saber que você tem a quem recorrer. Em alguns países a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa, que estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30.000 euros para todos os turistas. Cuba e Austrália também possuem contratação obrigatória do seguro viagem . Em Cuba a cobertura mínima é U$ 10.000,00 para assistência médica, e a Austrália exige assistência em viagem, mas não estipula um valor mínimo. Por isso pesquise bem se o seu destino exige o seguro e quais as coberturas obrigatórias.
O custo do seguro vai depender da sua idade, do local que você vai visitar, do período e das coberturas contratadas, mas com certeza vai sair mais barato que despesas médicas que você venha a ter no exterior. Na minha última viagem por exemplo, paguei R$ 340,00 no seguro mais assistência viagem, num período de 24 dias.
Como contratar um seguro viagem?
Os seguros de viagem podem ser contratados pelo seu banco ou corretoras especializadas. A maior parte delas oferece um site onde o seguro pode ser contratado diretamente pela internet, sem ligações ou burocracia. Antes de viajar, tenha a mão ou em meios digitais o comprovante do seguro e as coberturas para apresentar na imigração quando solicitado, e para facilitar caso precise acionar o seguro. Na apólice estão todas as informações que você vai precisar. Clique aqui para fazer a cotação do seu seguro viagem.
Quais as coberturas de um seguro viagem?
Dentre as principais coberturas estão:
— Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas
— Despesas farmacêuticas
— Hospedagem após alta hospitalar
— Morte acidental
— Invalidez total ou parcial por acidente
— Auxilio funeral
— Translado do corpo e translado médico
— Extravio de bagagem
— Danos de bagagem
— Cancelamento ou interrupção da viagem por motivos de saúde
— Translado médico
— Acompanhante em caso de hospitalização prolongada
— Despesas jurídicas
— Pagamento antecipado de fiança
Como acionar o seguro viagem?
Tenha sua apólice sempre a mão! Lá estarão os telefones da seguradora ou as formas de contato. Geralmente é um número de telefone que aceita ligações a cobrar do exterior. Se possível, acione a seguradora logo após o ocorrido para que eles te orientem a forma correta de proceder. No caso do seguro viagem onde as despesas médicas são pagas por você, guarde bem todos os comprovantes de pagamento para evitar problemas no ressarcimento.
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Posts Relacionados
🌎 Buenos Aires ¡Hola! ¿Qué tal?
🌎 Santiago, do Chile!
🌎 Budapeste: o que você precisa saber antes de viajar!
🌎 Viena: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Praga: o que você precisa saber antes de viajar!
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!