Ícone do site Mapeando Mundo

Mapeando Florença: Piazza del Duomo

Detalhe do Duomo de Florença

Detalhe do Duomo de Florença

Todas as expectativas que não tinha colocado em Veneza (falo mais um pouco sobre isso aqui), estavam em Florença. Não sei se foi pelo cansaço ou pelo ambiente caótico, minha primeira impressão sobre Florença não foi lá uma das melhores. Depois de conhecer a cidade um pouco mais a fundo, confesso que minha impressão foi mudando aos poucos. Mas com certeza, a Piazza del Duomo de Florença foi um dos lugares mais impressionantes que conheci na cidade.

A Praça da Catedral ou Piazza Del Duomo é uma grande praça pública do centro histórico de Florença. Estão lá vários pontos de interesse na cidade como: Duomo de Florença, o Campanário de Giotto, o Batistério de São João e o Museo dell’Opera del Duomo.

Estávamos indo a pé por uma rua estreita e não dava bem pra ver o que tinha em frente. Quando eu cheguei na esquina e a praça apareceu, uma lágrima rolou. 🤣 Brincadeiras à parte, fiquei bem impressionada mesmo.

Todas as atrações da praça estão inclusos em um bilhete único que custa € 18,00. Esse ingresso é válido por 30 dias a partir da data selecionada da visita e por de ser usado por 72h depois da validação na primeira atração. Cada monumento pode ser visitado apenas uma vez. Existem quatro bilheterias. Clique aqui para ver o mapa das atrações e onde comprar seu ingresso.

Duomo de Florença

A Catedral de Santa Maria del Fiore ou Duomo de Florença, era já em 1971 a quinta igreja da Europa em grandeza (viu que eu disse que ela era impressionante?!). Possui 153 metros de comprimento e 90 metros de largura, com uma cúpula de 54 metros. A visita ao interior da catedral é gratuita. A cúpula que fica a 90 metros de altura tem afrescos de Giorgio Vasari e Frederico Zuccari, representando o juízo final e podem ser vistos de perto na subida.

Mesmo estando com o bilhete único ou ter comprado o ingresso antecipadamente pela internet, as reservas são obrigatórias para subir até a cúpula. Caso deixe para fazer isso no dia que estiver lá, você terá grandes chances de não conseguir subir, como foi meu caso. 😭

Lembre-se também que não há elevadores e será preciso subir nada menos que 463 degraus. Não há bilheterias no local.

Duomo visto do Campanário – Foto: Felipe Beiragrande
Duomo de Florença – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Piazza del Duomo, 50122
Horário de funcionamento: todos os dias de 8h30 às 19h
Como chegar: Ônibus C2 (Clique aqui para ter acesso ao mapa do transporte em Florença)
Para saber mais: Clique aqui para comprar seu ingresso. Clique aqui para reservar sua subida ao Duomo.

Campanário de Giotto (Campanile di Giotto)

É a torre do sino do Duomo de Florença. Com 84,70 metro de altura, assim como a Catedral, foi construído em um estilo gótico florentino do século XIV. Foi construída com mármore branco, vermelho e verde como os que adornam a Catedral. São 414 degraus e entre eles existem umas plataformas de descanso. Como não consegui subir na cúpula, subimos no Campanário e devo dizer que a vista é impressionante. A entrada está inclusa no bilhete único.

Escadas do Campanário – Foto: Felipe Beiragrande
Vista do Campanário
Sino do Campanário – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Piazza del Duomo, 50122
Horário de funcionamento: todos os dias de 8h15 às 19h
Como chegar: Ônibus C2 (Clique aqui para ter acesso ao mapa do transporte em Florença)
Para saber mais: Clique aqui para comprar seu ingresso.

Batistério de São João (Battistero di San Giovanni)

Acredita-se que é o prédio mais antigo da cidade e é famoso por suas portas de bronze. Por um longo tempo acreditou-se que o local era, na verdade, um tempo dedicado a Marte. Porém, escavações mostraram que o batistério era uma torre de guarda.

Foi construído de forma octogonal simbolizando a Ascensão de Cristo. Em 1329, Andrea Pisano recebeu a encomenda de projetas as primeiras portas. A construção durou seis anos e consistem em 28 painéis representando a vida de João Batista. A mais famosa é a porta leste construiída a partir de 1425 e que foi denominada por Michelangelo como as portas do paraíso.

Atualmente as portas do Batistério são cópias e as originais são mantidas no Museo dell’Opera del Duomo. A entrada está inclusa no bilhete único e roupas adequadas para local de culto são obrigatórias.

Batistério de São João

Endereço: Piazza del Duomo, 50122
Horário de funcionamento: todos os dias de 8h15 às 10h15 / 11h15 às 19h30
Como chegar: Ônibus C2 (Clique aqui para ter acesso ao mapa do transporte em Florença)
Para saber mais: Clique aqui para comprar seu ingresso.

Museu de Opera do Duomo (Museo dell’Opera del Duomo)

É o museu dedicado a recolher e preservar as obras de arte do complexo arquitetônico da Piazza del Duomo. Sua coleção compreende os revestimentos da catedral, elementos do batistério, relicários, além das Portas do Paraíso e uma das três pietàs de Michelangelo. São mais de 750 obras e 720 anos de história. A entrada está inclusa no bilhete único.

Endereço: Piazza del Duomo, 50122
Horário de funcionamento: todos os dias 9h às 19h. O Museu fecha na primeira terça feira de cada mês.
Como chegar: Ônibus C2 (Clique aqui para ter acesso ao mapa do transporte em Florença)
Para saber mais: Clique aqui para comprar seu ingresso.

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌍 Florença: Tudo o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Florença: Palácio Pitti & Jardins de Boboli
🌍 Como comprar sua passagem no site da Trenitalia? – Guia Mapeando

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

 

Sair da versão mobile