Outro ponto turístico importante, e imponente localizado na Praça de São Marcos é o Palácio Ducal. Também conhecido como Palácio do Doge, era a residência do Doge de Veneza, dirigente máximo da República de Veneza. O primeiro Doge, ou duque de Veneza foi Paolo Lucio Anafesto.
A edificação do palácio iniciou-se no século IX. Ao passar dos anos, passou por muitas reformas e dois incêndios documentados. Depois da queda da República de Veneza em 1797, o palácio não foi mais utilizado como sede do príncipe e da magistratura, mas foi utilizado como sede de gabinetes administrativos do Império Napoleônico e do Império Austríaco.
Explorando o Palácio Ducal
O prédio é realmente muito bonito e possui três alas em torno do pátio central, sendo o quarto lado constituído pelo corpo lateral da Basílica de São Marcos.
A visita começa no pátio central cercado de colunas e uma vista inusitada da Basílica. O itinerário sugerido não segue linearmente os andares individuais do edifício mas é organizado e prático. Começa no Museu da Ópera, que era uma espécie de escritório técnico responsável pela manutenção do prédio. Depois de retornar ao pátio principal novamente, é hora de conhecer os apartamentos do Doge.
Nessa ala ficavam os quartos privados dos duques. Toda a área foi destruída pelo fogo em 1483 e reconstruída em um estilo renascentista. Também foi feita uma reestruturação com salas de reunião e é um riqueza só, com madeiras esculpidas, pinturas no teto e frisos. Depois a visita segue pelos quartos institucionais, salões dos principais órgãos do governo, como a sala do conselho, o senado e os tribunais de justiça. Também é possível visitar o Museu de Armas com um acervo que está documentado desde o século XIV.
O Palácio funciona todos os dias de 8h30 às 19h no verão e 8h30 às 17h30 no inverno. O ingresso custa € 20,00.
Endereço: Piazza San Marco, 1
Horário de funcionamento: todos os dias de 8h30 às 19h no verão e 8h30 às 17h30 no inverno
Como chegar: Vaporetto: 1, 2 e N – Terminal de balsas San Zaccaria ou San Marco (Clique aqui para ter acesso ao mapa do Vaporetto em Veneza)
Para saber mais: Site Oficial
Ponte dos Suspiros
Como o Palácio Ducal abrigava todas as instituições governamentais da República e da justiça, também possui uma prisão. A partir da segunda metade do século XVI, decidiu-se construir um novo prédio do outro lado do Palácio unicamente para funções penitenciárias. Os prédios estão interligados pela famosa Ponte dos Suspiros.
A ponte dos Suspiros foi construída em 1614 para juntar o Palácio Ducal ao edifício das novas prisões. O nome famoso tem duas histórias. A primeira remete ao passado, e refere-se aos suspiros dos prisioneiros que, saindo do prédio do tribunal, atravessavam a ponte e suspiravam olhando pelas pequenas janelas o último momento de liberdade. A outra, e mais romântica, diz que o nome deve-se aos suspiros dos apaixonados que passam por baixo da ponte.
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Posts Relacionados
🌎 Veneza: o que você precisa saber antes de viajar!
🌎 Mapeando Veneza: Praça de São Marcos
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!