Essa história começa na minha lua de mel. Eu e Felipe (meu esposo 😍) estávamos em Buenos Aires e fomos tomar café da manhã no Café Tortoni em uma linda manhã de outono. Depois de comer, começamos a explorar o local para tirar umas fotos e achamos uma cristaleira com xícaras de vários outros cafés espalhados pelo mundo. Na hora fomos procurar na internet e achamos um lista da UCity Guides com os dez cafés mais bonitos do mundo, dentre eles o Café Tortoni.
Primeiramente, tenho que confessar que nós não somos muito apreciadores de café. Ele prefere bebidas geladas e eu sou mais adepta aos chocolates quentes e gelados. Mas isso não nos impediu de, naquele dia, fixarmos o objetivo de visitar os dez cafés mais bonitos do mundo.
Segundamente, dei uma pequena alterada na lista da UCity Guides. 😬 Coloquei nesse post os cafés que visitamos em ordem cronológica. Caso queira ver a lista original é só clicar aqui.
1. Café Confeitaria Colombo, Rio de Janeiro
Único café brasileiro na lista, mas faz jus ao posto. Foi fundado em 1894 e os grandes vitrais e espelhos que vieram da França, Portugal e Bélgica mostram todo o glamour do Rio no século XX. Atualmente a Confeitaria Colombo possui quatro lojas no Rio de Janeiro, sendo a mais tradicional a localizada no centro. Fomos para tomar um café da manhã e foi uma experiência bem agradável. Foi o primeiro café da lista que visitamos, e mal imaginávamos que, seis meses depois, iriamos estabelecer a saga dos cafés! 😂
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro
Horários de Funcionamento: de segunda à sexta de 9h às 19h. Sábados e feriados de 9h às 17h.
Mais informações: http://www.confeitariacolombo.com.br/#home
2. Café Tortoni, Buenos Aires
Apesar de ter sido aqui que tudo começou, foi o segundo café da lista que visitamos. O Café Tortoni foi fundado por um imigrante francês em 1858, e lá se reunia a elite da cultura parisiense do século XIX. O café oferece um menu diversificado de bebidas, café da manhã, bolos, sanduíches, tábua de frios e carnes. Por lá é possível apreciar todas as noites um bom show de tango com música ao vivo.
Endereço: Avenida de Mayo, 825
Horários de Funcionamento: todos os dias de 8h às 01h
Mais informações: http://www.cafetortoni.com.ar/br/
3. Café New York, Budapeste
O café fica dentro do Boscolo Budapest Hotel, mas é aberto ao público. Foi fundado em 1894 e muito frequentado por escritores e editores da época. Optamos pelo buffet de café da manhã que é servido de 8h às 11h e comemos muito bem! O lugar é deslumbrante e o atendimento impecável.
Endereço: Erzsébet krt. 9-11
Horários de Funcionamento: de segunda a domingo de 8h às 0h
Mais informações: http://www.newyorkcafe.hu/
4. Cafe Central, Viena
Grande e majestoso assim como tudo em Viena. O café é localizado em um palácio histórico com pilares de mármore e lustres enormes. Fundado em 1876, foi frequentado por Trotsky, Freud entre outros. Tomamos café da manhã por lá, mas o local oferece também menu para almoço e jantar. O atendimento foi impecável.
Endereço: Herrengasse 14
Horários de Funcionamento: todos os dias de 9h às 18h
Mais informações: https://www.cafecentral.wien/
5. Café Imperial, Praga
Inaugurado em 1910, reunia a elite e grandes personalidades tchecas até a segunda guerra mundial, onde foi usado como quartel general dos alemães. Foi restaurado e reaberto em 2007 e apresenta um vasto menu de doces típicos da região. Também tomamos um café da manhã no local e foi uma experiência bem agradável.
Endereço: Na Poříčí 1072/15
Horários de Funcionamento: todos os dias de 7h às 23h
Mais informações: http://www.cafeimperial.cz/en/#
6. Cafe de La Paix, Paris
Fundado em 1862, o café foi construído em frente a Ópera de Paris pelo mesmo arquiteto. Abrigou grandes eventos e grandes personalidades que visitavam o café após assistir as óperas. O restaurante abre somente para almoço e jantar, mas é possível tomar um café e comida rápidas na parte externa. Comi um mille-feuille maravilhoso. Achei o atendimento inicial bem bagunçado e tumultuado, mas depois o garçon que nos atendeu foi bem simpático. Da série seu bolso é seu guia, o local oferece um brunch por 98 euros por pessoa, somente com reserva. 🤑💸
Endereço: 5 Place de l’Opéra
Horários de Funcionamento: restaurante funciona de 12h às 15h e de 18h às 23h30. Parte externa funciona de 7h às 0h30.
Mais informações: http://www.cafedelapaix.fr/fr/
7. Caffè Florian, Veneza
Localizado bem na Piazza San Marco, com uma mini orquestra tocando ao vivo praticamente o dia todo, esse café é uma riqueza só. Com vários ambientes cheio de espelhos e afrescos, também é possível sentar do lado de fora e aproveitar a vista da praça. Fundado em 1720 por Floriano Francesconi foi frequentado por grandes personalidades italianas da época. O restaurante oferece várias opções de cafés e pâtisserie, mas também tem um menu de lanches, saladas e pratos principais. Apesar de o cardápio ser bem reduzido, almoçamos bem. Vá preparado! Da série seu bolso é seu guia, uma xícara de café custa 10 euros. 🤑💸 Atendimento mediano.
Endereço: Piazza San Marco, 57
Horários de Funcionamento: todos os dias de 9h às 0h
Mais informações: https://www.caffeflorian.com/en/
8. Caffè Gambrinus, Nápoles
Frequentado por Oscar Wilde, Hemingway, Imperatriz Sisi e várias outras celebridades, é o café mais antigo de Nápoles. Fundado em 1860 logo após a unificação da Itália, com pisos de márore e várias obras de arte espalhadas, o café tornou-se rapidamente um ponto de referência na cidade. O local tem vista pra Piazza del Plebiscito e oferece um cardápio diversificado de café, lanches e também é especializado na produção de gelatos. Fomos bem cedinho e tomamos um bom café da manhã. O atendimento foi ok.
Endereço: Via Chiaia, 1/2
Horários de Funcionamento: todos os dias de 7h às 01h
Mais informações: http://grancaffegambrinus.com/
9. Caffè Greco, Roma
Fundado em 1760 é o café mais antigo e famoso de Roma, e serviu muitas figuras históricas da Europa. Localizado próximo à Piazza di Spagna, é decorado com espelhos, mármore, pinturas românticas e ainda preserva o mobiliário da época (que é bem desconfortável, diga-se de passagem 😂). Oferece no cardápio opção de bebidas, lanches e pequenos pratos. O atendimento foi bem precário e o local é meio desorganizado, mas a comida estava impecável. Infelizmente, por um impasse de negociação entre o proprietário do prédio, o Caffe Greco corre o risco de fechar. É uma pena, não só pela importância turística, mas também pela cultura que o local carrega.
Endereço: Via dei Condotti, 86
Horários de Funcionamento: todos os dias de 9h às 21h
Mais informações: http://www.anticocaffegreco.eu/
10. Café Majestic, Porto
Fundado em 1921, coleciona inúmeros prêmios e reconhecimento internacional. Bancos de veludo, espelhos e cristais faziam jus a “Bélle Époque” de Portugal. Foi frequentado por escritores e artistas da época, mas ainda não tiveram a honra da nossa ilustre presença. 😂 Esse é o único café da lista que ainda não visitamos. Alguém ai tem dúvida do nosso próximo destino?
Endereço: Rua Santa Catarina 112
Horários de Funcionamento: aberto de segunda à sábado de 9h às 23h30
Mais informações: http://www.cafemajestic.com/pt/Utilidades/Homepage.aspx
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Posts Relacionados
🌎 Buenos Aires ¡Hola! ¿Qué tal?
🌎 Budapeste: o que você precisa saber antes de viajar!
🌎 Viena: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Praga: o que você precisa saber antes de viajar!
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!