É o centro da capital francesa e foi onde a cidade medieval de Paris foi fundada. Lá estão algumas das principais atrações turísticas da cidade como a Catedral de Notre Dame. Além dos prédios históricos, a ilha oferece agradáveis ruas e praças e uma boa opção para uma caminhada em Paris. Aproveite também para passar na sorveteria Berthillon e provar o melhor sorvete de Paris.
Na île de la Cité, também é possível visitar o Conciergerie, um palácio medieval real que tornou-se um tribunal e foi a prisão de Maria Antonieta e a Saint Chapelle, uma catedral construída no estilo gótico com 1113 vitrais espalhados por sua construção. Visitamos apenas o Conciergerie, mas achei que não valeu a pena. O local tem apenas exposição de alguns objetos da época (chaves, cadeados, correntes) e algumas poucas salas interativas, além do quarto onde ficava a Maria Antonieta. Na minha opinião, se você está indo pela primeira vez e tem pouco tempo, é totalmente dispensável.
Fomos de metrô e descemos na estação Cité (Clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Paris). Logo saindo da estação, já vimos a Catedral de Notre Dame plena sobre a luz da manhã.
Notre Dame de Paris
A Catedral de Notre Dame é umas das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Sua construção foi iniciada em 1163 e dedicada a Maria, mãe de Jesus. A igreja tem duas torres de 69 metros em sua fachada. Subindo nas torres, você poderá visitar o campanário onde viveu o Corcunda de Notre Dame e ver de perto as gárgulas. Eu como uma boa amante de filmes da Disney, não estava contendo minha ansiedade pra subir e procurar o Quasimodo. 😂
Chegamos por volta das nove da manhã e não pegamos fila nenhuma para fazer a visita interna na catedral. Dependendo do horário a espera na fila pode demorar até duas horas. A entrada na catedral é gratuita e o interior é bem bonito, com várias obras de arte e muita história.
Torres de Notre Dame
Depois da visita, fomos até a entrada lateral para subir das torres. Mesmo com o Paris Museum Pass é preciso reservar um horário. Caso você não tenha feito pela internet, tem uns totens para reserva. Sugiro fazer antecipadamente, porque você corre o risco de não conseguir um horário próximo e ter que voltar novamente para subir na torre. A fila é bem caótica e os funcionários são péssimos pra informações. Fique atento às chamadas dos horários e tenha paciência na fila.
Depois de muito sufoco, conseguimos entrar e começar a subida. A bilheteria fica dentro da torre, então você só precisa apresentar a reserva de horário para entrar. Na primeira sala está a bilheteria e a loja de souvenirs, passamos direto com o Museu Pass e começamos a subida. São 387 estreitos degraus em espiral até o topo com corrimão. Foi dureza chegar mas conseguimos. 😆
O acesso às torres funciona todos os dias e o ingresso custa € 6,00. O passeio está incluso no Paris Museum Pass. A Lulu do blog Let’s fly away também visitou as torres de Notre Dame em Paris e se encantou!
Gárgulas nas torre de Notre Dame – Foto: Felipe Beiragrande
Endereço: 6 Parvis Notre-Dame – Pl. Jean-Paul II
Horário de funcionamento: todos os dias 08h00 às 18h45. Torres: de segunda a sábado de 9h30 às 12h30 e de 14h às 17h. Domingo de 14h às 17h.
Como chegar: RER C – Estação Saint-Michel-Notre_Dame; M4 – estação Cité (Clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Paris)
Para saber mais: Site Oficial
Vale a pena?
A vista é bem bonita, e é possível chegar bem ao topo mesmo. O Quasímodo não deu as caras, mas ver as gárgulas de pertinho e aquela vista maravilhosa compensa todo o esforço. Vale lembrar que a torre não tem elevador, então é preciso um condicionamento físico mínimo para a subida.
O pessoal do blog Diário de Navegador também fez um post incrível sobre a catedral. Veja mais em Catedral de Notre-Dame de Paris: História, Superação e Beleza.
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Posts Relacionados
🌎 Paris: o que você precisa saber antes de viajar!
🌎 Mapeando Paris: sessão de fotos em Paris, vale a pena incluir no roteiro?