O segundo dia em Ushuaia foi mais tranquilo. Era dia de navegação pinguinera com os Brasileiros em Ushuaia. Nem preciso dizer o quanto eu estava animada né?
Nosso passeio era a tarde então aproveitamos a manhã para conhecer o centro de Ushuaia, fazer algumas compras na Av San Martín e passear pelo porto turístico. Caso queira carimbar seu passaporte, no centro de atendimento ao turista eles são gratuitos e você ainda ganha um diploma por ter conhecido a cidade mais austral do mundo, é muito amor né? 😍
Tiramos as fotos clássicas na placa do fim do mundo e no letreiro de Ushuaia. Depois de almoçar, fomos até o guichê do Canoero Catamaranes trocar nosso voucher pelo ingresso do passeio. Pagamos a taxa portuária de ARS 40,00 (Março/2019) e embarcamos no catamarã.
Navegação pinguinera
A navegação começa no Canal Beagle. O catamarã é confortável. Possui cabine aquecida com banheiros e uma lanchonete que vende lanches rápidos para consumo.
Logo após o início do passeio tivemos nossa primeira parada. A Ilha dos Lobos abriga dois tipos de lobo marinho. É divertido vê-los tomando sol todos amontoados, mas devo dizer que o cheiro não é dos mais agradáveis! 😂
Depois de mais um tempo, fizemos a nossa segunda parada no Farol Les Eclaireurs. Colocado em serviço em dezembro de 1920, a eletricidade é fornecida por painéis solares. Ele é controlado remotamente e vigia a entrada marítima de Ushuaia.
Durante todo o passeio é possível observar aves marinhas típicas do local como albatrozes, gaivotas, patos e cormorões, confundidas costumeiramente com os pinguins. Se for seu dia de sorte, é possível avistar também golfinhos e baleias. Nesse dia somente os golfinhos deram o ar da graça.
Isla Martillo – observação dos pinguins
Depois de mais 40 minutos de navegação, paramos na Isla Martillo para fazer a observação dos pinguins. Nesse passeio específico, não há o desembarque na ilha, mas o barco chega bem perto e dá pra ver bem os bichinhos. Caso queira fazer a caminhada é preciso marcar com antecedência já que o passeio é concorridíssimo.
Clique aqui para reservar seu passeio com os Brasileiros em Ushuaia
Também acho legal lembrar que a navegação pinguinera não está disponível durante todo o ano. A Isla Martillo recebe colônias de Pinguins de Magalhães e Pinguins-Rei nos meses mais quentes do ano (outubro e meados de abril) para reprodução.
Navegação pinguinera – vale a pena?
Para te falar a verdade, foi um dos meu passeios preferidos em Ushuaia. Eu estava super animada para ver os pinguins e foi uma experiência bem agradável e divertida. Talvez caminhar com eles seja mais legal, óbvio, mas o barco para pertinho da ilha e é possível ver bem, escutá-los e sentir o cheiro, tão desagradável quanto o dos lobos marinhos. 😂 Foi uma experiência incrível e inesquecível.
Nesse passeio não é necessário usar roupas impermeáveis ou bota de trekking, mas aconselho que você vá agasalhado. Mesmo no verão, o vento é bem forte e isso reduz muito a sensação térmica.
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Posts Relacionados
P.S. Esse é um post feito em parceria com os Brasileiros em Ushuaia. Independente disso, o texto que acabei de compartilhar reflete minha experiência pessoal de forma honesta e transparente como todo o conteúdo criado no Mapeando Mundo.
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!