Que Paris é uma cidade com museus pra todos os gostos ninguém duvida. Felipe gosta bastante de museus sobre história e guerras então o Museu do Exército não poderia faltar no nosso roteiro.
Depois de visitar a Torre Eiffel e passar um tempo pelo Champs de Mars, e após uma caminhada de 10 minutos, chegamos ao Palácio dos Inválidos. O prédio foi construído por ordem de Luís XIV em 1670 para dar abrigo aos inválidos e hoje em dia é sede vários museus, dentre eles o Museu do Exército. Anexo ao palácio está a catedral de Saint Louis des Invalides, onde estão enterrados grandes personalidades da história francesa e comandantes das guerras mundiais.
Catedral de Saint Louis des Invalides
Começamos a visita pela catedral. Como todo lugar turístico em Paris, passamos por uma meticulosa verificação de segurança, dessa vez feita pelo exército. Logo que passar, você já estará nos jardins da catedral. O Duomo dourado é simplesmente lindo. Ficamos nos jardins por algum tempo e tiramos boas fotos.
Fomos à Paris em Abril de 2018 e grande parte da catedral estava em reforma. Ela é muito bonita internamente, com altares em ouro e mármore e possui uma rica coleção de arte.
Logo abaixo da cúpula está o túmulo de Napoleão I que é impressionante. Um sarcófago enorme em cima de peças de mármore, rodeado por estátuas gigantes. Ao redor da sala, existem vários painéis esculpidos com os feitos de Napoleão durante o império. Também estão enterrados lá seus dois irmãos e seu filho, conhecido como o “Filhote de Águia”.
O Duomo está interligado ao complexo dos Inválidos onde está também o Museu do Exército. A entrada custa € 12,00 e a atração está inclusa no Paris Museum Pass.
Endereço: 129 Rue de Grenelle
Horário de funcionamento: todos os dias de 7h30 às 19h.
Como chegar: M8 – estação École Militaire; M13 – estação Varenne (Clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Paris)
Para saber mais: Site Oficial
Museu do Exército (Musée d’larmée)
Localizado no Palácio dos Inválidos, o museu do exército foi criado em 1905 com a fusão do Museu de Artilharia e o Museu de História do Exército. Todo o acervo está espalhado em sete salas todas voltadas para a história militar e para as conquistas da França.
O complexo é enorme e pra ver tudo você precisaria de um dia completo por lá. Depois que saímos do Duomo, fomos para a sala das Grandes Guerras (les deux guerres mondiales). O local é incrível e a visita é feita de forma cronológica, com exposição de armas, fardamentos e fotos sobre as guerras. Há também algumas atrações interativas.
Depois seguimos para a sala de armas e armaduras antigas (armes et armures anciennes) e também valeu bastante a pena. Depois de um passeio no pátio principal, encerramos nossa visita no Museu do Exército. A meu ver, as salas que visitamos são as principais, mas caso goste muito do tema e tenha tempo sobrando, deve valer a pena explorar as outras salas, já que o complexo é extremamente organizado e com um acervo excelente sobre o assunto. Clique aqui para ver o mapa interativo do museu e planejar melhor sua visita.
Endereço: 129 Rue de Grenelle
Horário de funcionamento: todos os dias de 10h às 18h. Terça feira de 10h às 21h.
Como chegar: M8 – estação École Militaire; M13 – estação Varenne (Clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Paris)
Para saber mais: Site Oficial
Vale a pena?
Com certeza sim. Pra quem curte o tema, a visita é indispensável. Talvez visitar todas as salas fique um pouco repetitivo, já que todas as salas apresentam exposição de armas, armaduras e uniformes militares. Pra nós foi suficiente visitar a sala das grandes guerras e das armaduras
Mesmo que você não curta e não tenha curiosidade para saber sobre guerras e armamentos, recomendo a visita ao Duomo dos Inválidos. A igreja é muito bonita e vale a pena ver o túmulo do Napoleão e curtir um pouco a vista dos jardins.
Museu Rodin (Musée Rodin)
Logo ao lado do Museu do Exército, o Museu Rodin é parada obrigatória pra quem gosta de esculturas. O museu foi inaugurado em 1919 e exibe obras do escultor francês Auguste Rodin. O local onde atualmente funciona o museu, foi usado por ele como oficina. O museu possui também um acervo de Van Gogh e Renoir que foi doado pelo escultor ao Estado francês.
A coleção inclui 6.600 esculturas, e um número expressivo de fotografias, desenhos e objetos de arte. Abriga a maiorias das criações significativas de Rodin, incluindo: O pensador, O Beijo e os Portões do Inferno. O mais legal é que muitas esculturas estão expostas nos jardins que são bem bonitos. O ponto negativo é que se estiver chovendo, você não verá as obras mais famosas que estão ao ar livre. A entrada custa € 10,00 e a atração está inclusa no Paris Museum Pass.
Endereço: 77 Rue de Varenne
Horário de funcionamento: de terça a domingo de 10h às 17h45.
Como chegar: M13 – estação Varenne (Clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Paris)
Para saber mais: Site Oficial
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Posts Relacionados
🌎 Paris: o que você precisa saber antes de viajar!
🌎 Mapeando Paris: sessão de fotos em Paris, vale a pena incluir no roteiro?
🌍 Mapeando Paris: Trocadéro, Torre Eiffel & Campo de Marte
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!