Ícone do site Mapeando Mundo

Mapeando Paris: Museu de Orangerie (Musée l’Orangerie)

Musée l'Orangerie

Musée l'Orangerie - Foto: Felipe Beiragrande

Localizado na Place de La Concorde, o Museu de Orangerie é uma galeria de arte impressionista e pós impressionista em Paris. O local onde atualmente funciona o museu, foi construído em 1852 como estufa. Abrigava durante o inverno as laranjeiras que decoravam o jardim do Palácio das Tulherias, que vai do Louvre até a Praça da Concórdia.

Após a Primeira Guerra Mundial, o prédio foi doado para o conselho de Belas Artes. Em 1922 propõe-se instalar no local o grande conjunto de Nymphéas que Claude Monet havia doado ao Estado.

Orangerie e Claude Monet

O projeto das pinturas dos quadros durou três décadas e foi inspirado no jardim com plantas aquáticas que ele criou em sua casa em Giverny na Normandia. No dia do armistício, Monet escreve pra o presidente do conselho de Belas Artes e doa os quadros, ainda em produção, como um memorial à paz.

Monet mergulhou de cabeça no projeto e entregou oito painéis de dois metros de altura, com um comprimento total de 91 metros. O “Claud Monet Musée” como era chamado na época foi inaugurado em 1927.

No ano 2000 o museu é reformado e reabre em 2006 com novas obras e outras que já estavam em exposição. Entre elas uma sala com obras de Cézanne, telas de Renoir, Picasso e outros.

Mapeando o Orangerie

É pequeno mas imperdível. Fizemos a visita em 1h30 e vimos tudo muito bem. Os painéis de Monet são realmente impressionantes. Dá pra ficar lá um bom tempo só observando as telas e tentando decifrar os segredos que elas contam (nossa que filosofa 🤪).

Brincadeiras a parte, eu sempre quis ver um Monet de perto. Ficava fascinada quando via os quadros dele nos livros de escola. Ver ao vivo, tantos quadros, tão de perto, foi mesmo emocionante. Vale a pena dar uma passada por lá e durante o dia. A luz natural torna a visita ainda mais incrível. O ingresso custa € 9,00 e a atração está inclusa no Museu Pass.

Nympheas – Monet
Musée l’Orangerie – Foto: Felipe Beiragrande
August Renoir – 1897 – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Jardin Tuileries, 75001
Horário de funcionamento: aberto todos os dias de 9h às 18h. Fecha às terças feiras.
Como chegar: M1/ M8/ M12- estação Concorde (Clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Paris)
Para saber mais: Site Oficial

Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌎 Paris: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Paris: Trocadéro, Torre Eiffel & Campo de Marte
🌍 
Mapeando Louvre: Dez obras imperdíveis no Museu do Louvre
🌍 Mapeando Paris: Museu do Exército & Museu Rodin

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

 

 

 

Sair da versão mobile