De todas as coisas que eu vi na cidade, a que mais me emocionou foi ver o Muro de Berlim. A gente estuda sobre ele na escola, mas ver ao vivo, e perceber o quanto aquilo mudou a vida das pessoas foi demais pra mim. Em alguns pontos da cidade, é possível perceber no chão, placas com a inscrição “Berliner Mauer 1961-1989″, indicando por onde o muro passava.
Em janeiro de 2018, foi descoberto um trecho de 80 metros de extensão do muro em uma floresta em Berlim que devia ter sido demolido em 1989. 😱 Ainda existem alguns fragmentos do muro intactos, que são utilizados como memoriais do que aconteceu na época, e é deles que vamos falar nesse post.
Checkpoint Charlie
Era um posto militar da Alemanha Ocidental (EUA), e era usado para controlar a passagem de estrangeiros, membros das forças aliadas e diplomatas estrangeiros entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental. Haviam três postos militares, e seu nome indica a terceira letra do alfabeto fonético internacional (Alpha para A, Bravo para B e Charlie para C). Com a queda do muro, a cabine original foi retirada, mas em 2000 foi construída uma réplica.
Ao lado da cabine, tem a marcação de onde passava o muro. No local ficam alguns atores, fantasiados com uniformes militares da época para tirar fotos. Não tiramos fotos com eles, então não sei o valor cobrado. Ali próximo também está o Museu Check Point, que conta as histórias e tentativas de fugas.
Endereço: Friedrichstraße 43-45
Horário de funcionamento: todos os dias
Como chegar: Metrô U1 – Kochstraße (clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Berlim)
East Side Gallery
Uma galeria a céu aberto com 105 pinturas de artistas do mundo todo no Muro de Berlim. As pinturas começaram em 1990 no lado leste. Com 1,3 quilômetros, às margens do Rio Spree, a galeria é a maior seção do muro ainda de pé.
Endereço: Mühlenstraße 3-100
Horário de funcionamento: todos os dias
Como chegar: S-Bahn: S3, S5, S7, S9, S75; Metrô U1 – Warschauer Straße (clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Berlim)
Memorial do Muro de Berlim (Gedenkstätte Berliner Mauer)
Visitar o Memorial do Muro foi emocionante. É um pouco afastado do centro da cidade, mas vale a pena. O local onde hoje funciona o memorial, era antigamente um cemitério e túmulos foram removidos para a construção do muro.
Muitas pessoas morreram tentando atravessar e a foto de algumas delas estão expostas lá. Pessoas comuns que não queriam ficar longe de sua família e amigos. Pelo menos 140 pessoas morreram no Muro de Berlim entre 1961 e 1989, inclusive crianças. 101 refugiados foram mortos na tentativa de atravessar as fortificações. Ver o rosto daquelas pessoas foi de arrepiar. 😔
O memorial funciona todos os dias e a entrada é gratuita.
Endereço: Bernauer Str. 111
Horário de funcionamento: centro de visitantes: terça a domingo de 10h às 18h. Exposição na área do memorial: segunda a domingo de 08h às 22h.
Como chegar: M10; Metrô U8 – Bernauer Straße (clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Berlim)
Para saber mais: Site Oficial Memoria do Muro
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Até breve! 😀
Posts Relacionados
🌍 Berlim: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Berlim: Ilha dos Museus (Museumsinsel)
🌏 Mapeando Berlim: Catedral de Berlim & Museu de História Alemã
🌏 Mapeando Berlim: Unter den Linden e Portão de Brandemburgo
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!