Ao sul do Portão de Brandemburgo, próximo ao Tiergarten e a Potsdamer Platz, uma importante praça em Berlim, está outro monumento que serve como memorial do que aconteceu em um dos momentos mais negros na história da Alemanha: o Memorial do Holocausto.
Memorial do Holocausto
As construções foram iniciadas em 2003 e o memorial foi inaugurado em 2005. Também chamado de Memorial aos Judeus Mortos da Europa ( Denkmal für die ermordeten Juden Europas), é um memorial para as vítimas judias do Holocausto, o assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra.
Foi projetado pelo arquiteto Peter Eisenman e consiste em uma área de 19 mil metros quadrados coberta com 2.711 blocos de concreto de largura e altura variados. De acordo com o texto do projeto, os blocos foram desenhados para produzir uma intranquilidade e confusão.
Andando por lá, realmente fica a sensação de estar sufocando, e parece que você vai se perder. Os blocos de concreto parecem túmulos, o que torna a visita ainda mais impactante. No subsolo do Memorial do Holocausto, funciona um museu chamado Centro de Informações (Ort der Information), que guarda o nome de todas as vítimas conhecidas do holocausto e reconta a história desse período em fotos e vídeos. 😔
O Centro de Informações fica aberto de terça a domingo de 10h às 19h e antrada é gratuita.
Endereço: Panoramastraße 1A
Horário de funcionamento: todos os dias de 9h às 00h
Como chegar: S1, S2, S25, S26; U55 – Estação Brandenburger Tor (clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Berlim)
Para saber mais: Site Oficial
Potsdamer Platz
Há apenas 600 metros do Memorial do Holocausto, está a Postdamer Platz, que assim como a Alexanderplatz, era um centro comercial agitado em Berlim. Nos anos 20, já tinha metrô e bondes passando por ela e recebeu o primeiro semáforo na Europa. Muitas pessoas chegavam em Berlim através dela. Foi destruída na Segunda Guerra Mundial e totalmente esvaziada quando o Muro de Berlim foi construído no meio dela.
Com a reunificação, a Potsdamer Platz foi reconstruída e hoje possui construções modernas que contrastam com a história, já que lá também é possível ver os fragmentos do Muro de Berlim que anteriormente passara por ela. Lá que está o famosos Sony Center, uma loja enorme e moderna com escritórios, restaurantes e um cinema.
Endereço: Potsdamer Platz
Horário de funcionamento: todos os dias
Como chegar: S1, S2, S25, S26; U2 – Estação Potsdamer Platz (clique aqui para ter acesso ao mapa do metrô em Berlim)
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Até breve! 😀
Posts Relacionados
🌏 Berlim: o que você precisa saber antes de viajar!
🌍 Mapeando Berlim: Checkpoint Charlie, East Side Gallery & Memorial do Muro de Berlim
🌏 Mapeando Berlim: Catedral de Berlim & Museu de História Alemã
🌏 Mapeando Berlim: Unter den Linden e Portão de Brandemburgo
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!