No terceiro dia fomos conhecer a tão famosa Laguna Esmeralda. O pessoal do Brasileiros em Ushuaia nos pegou no hotel cedinho e partimos para a entrada da trilha. O dia estava chuvoso e bem frio. Depois de ouvir as instruções da nossa guia e receber o lanche (incluso no valor do passeio), partimos para a trilha.
Laguna Esmeralda
Formada pelo degelo do glaciar Ojo del Albino, se destaca das outras muitas lagunas existente na Terra do Fogo pela sua coloração esverdeada. Como eu sempre digo, quanto mais bonito o lugar, mais difícil chegar. 😅
Começamos a nossa trilha de ida, que iria durar mais ou menos 2h. São 4,7 quilômetros entre bosques, vales, riachos e lindas paisagens. Havia chovido no dia anterior e a chuva persistia pela manhã, a trilha estava uma lama só. O caminho é plano em grande parte do trajeto. Alguns trechos mais difíceis são as caminhadas em pedras e nas tubas, uma vegetação característica de solo esponjoso, que quando encharcado fica mais difícil caminhar por ele.
As paisagens durante a caminhada são incríveis. A Cordilheira dos Andes ao fundo, riachos e corredeiras já com a coloração esverdeada e a vegetação que também é um espetáculo a parte. Durante o trajeto vimos também os diques dos castores que causam grande impacto na região.
No meio do trajeto há uma parte de subida que é curto mas intenso. Essa foi a parte mais difícil para mim. Depois a trilha volta a normalidade. Confesso que os bastões de caminhada ajudam MUITO. Recebemos logo no início da trilha e foi uma mão na roda (ou no bastão 😂). Foi aquele apoio nos momentos de dificuldade e aquela salvação para não cair.
Depois de 2h e trilha chegamos na Laguna Esmeralda. Devo dizer que o lugar é realmente impressionante. Mesmo com o dia beeeeeem nublado o visual foi incrível. Tivemos um tempos para comer e tirar fotos na Laguna e depois começamos nosso trajeto de volta.
Vale a pena?
Com certeza, sem sombra de dúvidas vale. A Laguna é incrível e a caminhada compensa. A única coisa que eu faria diferente seria tentar escolher um dia ensolarado, porque a neblina “escondeu” um pouco a vista. No meu nível de sedentarismo, eu considerei a trilha difícil. Mas se você é trilheiro profissional vai completar com facilidade. Aliás, sobre isso, um detalhe importante. Se você não tem experiências em trilhas, eu não recomendo que você faça a Laguna Esmeralda por conta própria. São muitos solos diferentes e caminhos abertos. Apesar de ser super bem sinalizada, a presença da nossa guia Macarena fez toda a diferença no trajeto.
Indispensável uso de roupas impermeáveis e botas de trekking. Como eu disse antes, tinha lama por todo lado por causa da chuva. Leve também uma mochila impermeável para guardar o lanche e água. Fora isso, é só curtir o visual e se encantar com as águas verdes da Laguna.
Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!
Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.
Posts Relacionados
P.S. Esse é um post feito em parceria com os Brasileiros em Ushuaia. Independente disso, o texto que acabei de compartilhar reflete minha experiência pessoal de forma honesta e transparente como todo o conteúdo criado no Mapeando Mundo.
Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!