Ícone do site Mapeando Mundo

Mapeando Veneza: Onde ficar em Veneza? Guia de hospedagem do Mapeando Mundo

Hospedagem em Veneza

Hospedagem em Veneza

Onde ficar em Veneza? Essa foi uma das minhas maiores dificuldades quando estava planejando minha viagem. Existem várias opções de hospedagem, para todos os bolsos e estilos. A questão toda aqui é a geografia da cidade em questão que é totalmente complexa. 😅

Algumas pessoas optam por fazer um bate e volta saindo de uma cidade próxima. Não digo que vale a pena porque Veneza merece uma visita tranquila, mas se não tiver jeito, aproveite tudo que ela tem para oferecer nas poucas horas que estiver lá.

Passeando por Veneza, vi várias pessoas andando com malas gigantes pelas ruelas e pelos vaporettos lotados, e elas não pareciam muito felizes obviamente. Como eu disse no post inicial com dicas gerais sobre Veneza (clique aqui caso ainda não tenha lido), a ilha é formada por seis dsitritos principais e esses bairros são separados por canais em sua grande maioria. Por isso antes de escolher sua hospedagem, é preciso entender um pouco como eles estão distribuídos.

Mapeando os distritos em Veneza

Cannaregio e Santa Croce são os bairros de entrada em Veneza. A Piazzale Roma que fica em Santa Croce é a estação de ônibus. Não é um bairro muito turístico mas pode ser prático pela localização. Já Cannaregio que abriga a estação de trem Santa Lucia é bem mais charmoso e conhecido por ser um bairro tranquilo. É bem residencial e conhecido também pelos seus restaurantes com comida típicas, mas fica um pouco distante das principais atrações turísticas da cidade. Os preços nesses bairros são mais acessíveis.

San Marco e Castello são os distritos mais badalados. Lá está a maior opção de hotéis pela proximidade dos pontos turísticos mais importantes. Então os valores são bem caros. Uma diária em um hotel razoável custa em média R$ 800,00, mas também há boas opções de hostels e B&B.

Dorsoduro é um dos distritos mais fofos que visitei em Veneza. Fiquei apaixonada por tudo lá. É tranquilo com preços medianos, mas não vi muitas opções de lojas e restaurantes. Por último, o animado distrito de San Polo abriga atrações famosas como a Ponte Rialto e possui alto fluxo de turistas.  Os preços também são medianos.

Onde ficar?

Tenha ciência que de forma geral as diárias de hotel são bem caras em Veneza, principalmente na alta temporada ou no período de eventos famosos como o carnaval. Reservando com antecedência ou em períodos mais frios os valores serão menores.

Tudo vai depender do ser orçamento e do seu estilo de viagem. Por ser mais longe do centro, Cannaregio e Santa Croce tem as opções mais baratas. Castello, San Polo e Dorsoduro oferecem boas opções com preço mediano. Da série: seu bolso é seu guia, San Marco é a melhor opção de hospedagem por ser central. Alguns hotéis oferecem um píer privativo e pegando um taxi aquático você já desembarca diretamente no hotel.

Uma boa dica também é escolher hotéis próximos aos canais, pois o caminho a ser percorrido a pé será menor. Leve também a maior quantidade de informações sobre sua hospedagem e de preferência um mapa offline. Vai ser difícil achar alguém que te ajude com localização por lá.

Hospedagem em Mestre: vale a pena?

Uma boa opção para quem quer fugir dos preços altos em Veneza é se hospedar em Mestre, que está localizado na parte continental de Veneza. A Trenitalia oferece trens de Mestre para Veneza a cada cinco minutos e o percurso até a ilha dura 10 minutos. O ultimo trem sai de Veneza as 00h20 então dá pra aproveitar a cidade até tarde da noite.

Também é possível chegar de ônibus mas o trajeto fica um pouco mais longo. Depois de muito pesquisar, decidimos nos hospedar em um hotel em Mestre que ficava perto da estação e foi bem prático. Íamos a pé até a estação e pegando o trem em dez minutos já estávamos em Veneza.

O hotel escolhido foi o Villa Costanza e foi uma excelente opção. Quartos espaçosos e limpos e ótimo atendimento. Deram várias dicas sobre a cidade e em cinco minutos de caminhada estávamos na estação para pegar o trem para Veneza. Recomendo com certeza.

Li bastante que para ter uma experiência completa teria que me hospedar em Veneza. Discordo totalmente. Fiquei em um hotel super confortável em Mestre e sinto que aproveitei tudo que poderia nos dias que visite a cidade.

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌎 Veneza: o que você precisa saber antes de viajar!
🌎 Mapeando Veneza: Praça de São Marcos
🌎 Mapeando Veneza: Basílica de Santa Maria della Salute & Punta della Dogana

 

 

Sair da versão mobile