Ícone do site Mapeando Mundo

Mapeando Manaus: cinco atrações imperdíveis na capital do Amazonas

Teatro Amazonas
Teatro Amazonas

Capital do Amazonas, Manaus é o principal centro urbano da região Norte. Localizada no centro da maior floresta tropical do mundo, a cidade com mais de 2,1 milhões de habitantes é um dos maiores destinos turísticos do Brasil.

É entrada para quem vai para expedições ou hotéis na selva, mas também possui vários pontos turísticos atrativos. Então aí vai uma lista com cinco imperdíveis em Manaus.

1. Visitar o Teatro Amazonas

Um dos mais importantes teatros do Brasil, é o principal cartão postal da cidade de Manaus. Localiza-se no centro da cidade e foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896. O teatro foi construído no estilo renascentista. A cúpula é composta por 36 mil peças em cerâmica esmaltada vindas da Alsácia. As cores verde, azul e amarelo fazem uma analogia à bandeira brasileira.

Uma vez ao ano o Teatro Amazonas abriga o Festival Amazonas de Ópera, onde grandes clássicos são representador por artistas locais e convidados. É possível fazer uma visita guiada ao interior. As visitas acontecem de terça a sábado de 9h às 17h e domingos e segundas de 9h às 14h. O ingresso custa R$ 20,00 e crianças até dez anos não pagam.

A Carol do Blog Viajar Correndo também visitou o Teatro Amazonas e contou tudo lá no blog.

Cúpula do Teatro Amazonas

Endereço: Avenida Eduardo Ribeiro, Centro
Horário de funcionamento: terça a sábado de 9h às 17h e domingos e segundas de 9h às 14h.
Para saber mais: Site Oficial 

2. Fazer um passeio pelo encontro das águas

Bem próximo à Manaus, o fenômenos ocorre entre os rios Negro e Solimões. Acontece devido à diferença entre as temperaturas, densidade e velocidade dos rios que evitam que as águas se misturem no local do encontro.

Muitas agências fazem o passeio saindo do porto de Manaus e combinam com outras atrações como almoço no restaurante flutuante, visita ao lago de vitórias-régia e tribo indígena.

A Lulu do Blog Let’s fly away também visitou o Encontro das águas em Manaus e contou tudo lá no blog.

Encontro das Águas

3. Visitar o Museu da Amazônia

Conhecido também como MUSA, o Museu da Amazônia foi criado em janeiro de 2009 e ocupa 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke em Manaus. A reserva pertence ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e possui floresta nativa que a mais de 60 anos vem sendo estudada por pesquisadores no estado.

A ideia do MUSA é ser um “museu vivo” onde o visitante tem acesso à floresta nativa para conhecer mais sobre a fauna e flora da Floresta Amazônica e consequentemente ajudar a preservá-la.

Uma das atrações mais visitadas do Museu da Amazônia é a torre de observação. Inaugurada em 2014 e com 42 metros de altura, ao subir os 242 degraus o visitante tem uma vista superior à copa das árvores, além de outras atividades como observação de pássaros.

Museu da Amazônia – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: Av. Margarita (antiga Uirapuru), s/n Cidade de Deus – Manaus (AM)
Horário de funcionamento: todos os dias de 8h30 às 16h (quarta somente para grupos e manutenção)
Telefone: (92) 99280-4205
Para saber mais: Site Oficial 

4. Pôr do Sol na Ponta Negra

É um complexo de lazer com cerca de dois quilômetros que acompanha a Orla do Rio Negro. O local foi totalmente revitalizado e possui calçadão, anfiteatro, bares,  quiosques e mirantes com vista para o Rio Negro.

É uma ótima opção para passeios em família e para práticas de exercícios físicos. É possível entrar na água até às 17h.

Praia da Ponte Negra em Manaus

Endereço:Av. Coronel Teixeira, 8307 – Ponta Negra
Horário de funcionamento: praia todos os dias até às 17h
Como chegar: ônibus – 011 – 120 – 126 – 450 – 542 – 641 – 678
Para saber mais: Site Oficial 

5. Visitar o Museu da Cidade de Manaus

Idealizado em 1982, o projeto nasceu da necessidade de abrigar de forma organizada a memória da construção de Manaus, bem como a história da cidade. O museu funciona no prédio do Paço da Liberdade no centro histórico de Manaus. O local abrigou o Governo Provincial e posteriormente sediou o Governo Republicano.

O museu é bem interativo e possui fotos e arquivos importantes da história da cidade de Manaus. A entrada é gratuita.

Endereço: Praça D. Pedro II, S/N – Centro
Horário de funcionamento: de segunda a sexta de 9h às 16h30; Sábado de 9h às 12h30; Segundo domingo do mês de 17h às 21h.
Telefone: (92) 3622-4991
Para saber mais: Site Oficial 

Aqui vei um bônus se você quer ir um pouco além de Manaus. O pessoal do Blog Mochilão a dois fez um post bem legal sobre as cachoeiras mais belas da Amazônia em Presidente Figueiredo. O pessoal do blog Mala de Aventuras também contou como foi a experiência em um hotel de selva na Amazônia que vale bastante a pena ler.

E aí? Gostou? Já visitou alguma dessas atrações?

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Caso esteja com uma viagem marcada, clique aqui para fazer a cotação do seu seguro e ajude a manter o blog! 😀 Veja também nosso serviço de Roteiros Personalizados e deixa o Mapeando viajar com você.

Posts Relacionados

🌍 Os dez países mais baratos para viajar
🌍 Seguro Viagem: Tudo o que você precisa saber!
🌍 Mapeando Manaus: Museu da Amazônia & Torre de Observação

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

 

Sair da versão mobile