Ícone do site Mapeando Mundo

Mapeando Curitiba: bate e volta em Morretes

Bate e Volta em Morretes

Na época de planejamento do nosso roteiro em Curitiba, estava procurando lugares nas proximidades da capital paranaense para fazer um passeio próximo e explorar os arredores da cidade. Nas minhas pesquisas achei um  passeio bem interessante que consistia em um bate e volta em Morretes que era feito de trem.

O passeio que foi eleito pelo jornal inglês The Guardian como um dos mais belos passeios sobre trilhos do mundo é feito pela ferrovia Paranaguá-Curitiba, que teve sua viagem inaugural feita pela Princesa Isabel em 1884. São mais de 41 pontes, centenas de pontilhões, 13 túneis e viadutos que nos levam a uma grande viagem no tempo.

Serra Verde Express

A Serra Verde é a empresa que possui a concessão dos trens turísticos na ferrovia Paranaguá – Curitiba. A empresa com 40 anos de tradição no mercado é 100% brasileira.

A empresa, que tem um portfólio variado de passeios em Curitiba e arredores, oferece diariamente duas opções de bilhetes para o bate e volta em Morretes. A ida (Curitiba – Morretes) saindo às 8h30 e o retorno (Morretes – Curitiba) saindo às 15h. É possível ainda comprar os bilhetes e viajar em várias ‘classes’ no trem.

Passeio de trem pela Serra Verde Express

Opções de bilhetes

Os passeios não incluem almoço, passeios em Morretes e retorno.

Bate e volta em Morretes

Decidimos pegar o trem pela manhã e voltar de ônibus para Curitiba e acredito que essa seja a melhor opção para fazer o bate e volta em Morretes. Apesar do trecho ter apenas 68 quilômetros, o deslocamento pela ferrovia leva em média 4 horas descendo (subindo a serra ele pode demorar muito mais).

Além disso, o trem retorna às 15h então você terá pouco tempo para aproveitar Morretes. Então a nossa recomendação é: saia de manhã, aproveite a descida e o visual da serra do mar, passe o dia em Morretes e retorne de ônibus ou van (o último ônibus sai de Morretes às 20h).

Explorando Morretes

Chegamos à Ferrovia de Curitiba com antecedência, mesmo já estando com os ingressos em mãos. Embarcamos e eu havia lido que na descida, o ideal era sentar do lado esquerdo do vagão. Havíamos comprado a classe turística e os assentos já estavam numerados. Por sorte, sentamos do lado esquerdo. 😅

O passeio começou e o guia super simpático se apresentou a nós e começou a fazer uma breve explanação sobre a história da ferrovia. A vista e a paisagem durante o passeio é muito bonita. A serra do mar paranaense em meio à Mata Atlântica e a Serra do Marumbi, uma cadeia de montanhas de difícil acesso no Paraná.

Após quatro horas, desembarcamos na estação Morretes, uma cidadezinha uma cidade histórica e rica em arquitetura colonial, com casarões antigos preservados e cortada pelo Rio Nhundiaquara. Não possui muitas atrações indoor por isso o passeio envolve caminhadas pela cidade e uma pausa pra comer o barreado, um prato típico que consiste em carne bovina bem temperada e cozida até desmanchar.

Depois de passear em Morretes, pegamos o ônibus na rodoviária e retornamos para Curitiba via Estrada da Graciosa, que atravessa o trecho mais preservado da Mata Atlântica que contorna a Serra do Mar.

Bate e volta em Morretes – vale a pena?

O passeio de trem vale a pena demais. A paisagem da serra é realmente incrível. Em alguns momentos dá a impressão que o tem está flutuando. São pontes incríveis no meio da serra que realmente desafiaram a engenharia da época. Eu recomendo o passeio turístico porque o guia inicia o contexto histórico e aponta as paisagens principais na viagem.

Em Morretes não tem muitas atrações. Se estiver chovendo fica quase impraticável fazer o passeio. Fomos em Fevereiro e o clima estava extremamente quente e isso atrapalhou um pouco a minha experiência lá. Mas pela vista e pelo passeio de trem, vale a pena sim fazer o passeio.

Mirante na Estrada da Graciosa

Blogagem Coletiva – Bate e Volta

Esse é mais uma blogagem coletiva com o tema bate e volta. Veja também outras opções de bate e volta para fazer ao redor do mundo

Expedições em Família – Bate Volta a partir de Belo Horizonte – 25 Destinos incríveis para visitar

6 Viajantes- Viña del Mar – bate-volta saindo de Santiago

Vamos Viajar pra onde agora – Bate e volta – Bruxelas a Antuérpia

Abcdosviajantes- Bate e volte em Campos do Jordão

Mystras- Morro Reuter: Bate-Volta na Serra Gaúcha

Se joga no roteiro – Cabo Frio: bate e volta de Arraial do Cabo!

Destinos por onde andei… – Bate e volta do Porto à Aveiro, Portugal

Mai Viagens – Pipa: Bate e volta nas praias paradisíacas da Região

Experiência Barbara – Roteiro de 1 dia em Mariana MG

Nósdoispelomundo – Bate e Volta Salto do Corumbá

Família que Viaja Junto – Bate e volta de Florença – Pisa e Lucca

Enquanto Elas Crescem – Bate e Volta Embu das Artes SP

3 Gerações e 1 mala – Bate-volta para conhecer Pisa e Lucca

Blog Vamos Viajar- 5 bate-voltas a partir de Florença

Só Penso em Viajar – Descanso ou Aventura? Bate volta à Analândia com lindas paisagens

Disney e Outros Lugares Incríveis – O que fazer em Montreux – Roteiro de 1 e 2 dias

*Cada Blog é responsável pelo seu conteúdo de texto e imagem.

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Até breve! 

Posts Relacionados

 Redescobrindo Nosso Brasil: guia completo de viagem na palma da mão!
Foz do Iguaçu: tudo o que você precisa saber antes de viajar
 Curitiba: tudo o que você precisa saber antes de viajar

Salve essa imagem no Pinterest para ter as dicas sempre à mão!

Sair da versão mobile