Mapeando Praga: castelo de Praga (Pražský hrad) e Hradčany

Fundado pelo príncipe Bořivoj no século IX, o Castelo de Praga foi construído no monte Hradčany. O complexo do castelo ocupa uma área de mais ou menos 70 mil metros quadrados e é considerado pelo Guiness Book o maior castelo do mundo.

Importante dizer que, o complexo abriga não só um palácio, mas também torres, igrejas, museus, ruelas e lindos jardins.

Como chegar?

Saímos bem cedo do hotel. Pegamos o bonde 22 em Melostranská (linha A do metrô) e descemos na estação Královský Ietohrádek. Nossa idéia era começar a visita pelos jardins para aproveitar melhor e tirar boas fotos, mas quando chegamos a entrada estava fechada. Fomos andando até a estação Pražský hrad que é onde fica a entrada principal.

É possível também chegar a pé indo pela Malá Strana ou cidade baixa, mas como o complexo do castelo é muito grande e íamos andar muito por lá, optamos por ir de bonde (tram).

Mapa do Castelo de Praga
Mapa do Castelo de Praga – retirado do site oficial

Desbravando o Castelo de Praga

Dá pra dizer tranquilamente que o complexo é uma mini cidade. É um mundo lá dentro e tem bastante coisa pra ver. A bilheteria está na entrada principal e o complexo oferece três tipos de circuito. Nós compramos os tickets para o circuito A, que é o mais completo, por Kč 350,00. Atrás dos bilhetes de entrada, há um mapa com as principais atrações. Caso tenha pouco tempo, é bom planejar a rota que você seguirá e o que interessa visitar. O mapa também está disponível no site oficial e você pode acessá-lo clicando aqui.

Vista do Castelo de Praga
Vista do Castelo de Praga – Foto: Felipe Beiragrande

1. Palácio Real (Starý královsky palác)

É o principal ponto turístico do complexo e é lindo! Foi construído inicialmente em madeira e ampliado posteriormente pelo rei e imperador Carlos IV. Dentro do palácio existem muitas salas, dentre elas o Vadislav Hall, uma espécie de sala de banquetes de coroação e festividades. A visita está inclusa no circuito A e B

Salão de bailes do Palácio Real
Salão de bailes do Palácio Real – Foto: Felipe Beiragrande
Sala do trono palácio Real
Sala do trono palácio Real – Foto: Felipe Beiragrande

2. A história do Castelo de Praga (Příbĕh Pražského hradu)

Inaugurada em 2004, é uma exposição permanente situada nas autênticas instalações do piso gótico no antigo Palácio Real. Exibe principalmente as relíquias originais da coleção do Castelo. A entrada para a exposição está inclusa apenas no circuito A, mas pode ser adquirida separadamente por Kč 140,00.

3. Basílica de São Jorge (Bazilika sv. Jiři)

Foi a segunda igreja construída no complexo do castelo. Possui em sua construção traços românticos e barrocos. Em seu interior, é possível visitar tumbas dos membros da dinastia Premyslid e o tumulo do príncipe Vratislav, pai de São Venceslau. Também abriga pinturas e esculturas checas, renascentistas e barrocas e possui duas torres gêmeas. A visita à Basílica está inclusa no Circuito A e B.

Basílica de São Jorge
Basílica de São Jorge – Foto retirada do site oficial

4. Tesouro da Catedral de São Vito (Svatovítský)

Abriga todo o tesouro imperial e as relíquias religiosas usadas na Catedral de São Vito. O acesso está incluso no circuito C e pode ser comprado separadamente por Kč 250,00.

5. Rua dourada (Zlatá Ulička)

Originou-se após a construção de uma nova parede ao norte do castelo. A rua possui casas que ainda abrigam o estilo arquitetônico daquela época. É cheia de pequenas casas que foram ocupadas até a Segunda Guerra Mundial mas não foram mais modificadas. Moraram nessas pequenas casas o escritor Franz Kafka, membros da guarda, adivinhos e ourives, por isso o nome: rua dourada. É possível entrar em algumas casas, que ainda possuem mobília e objetos pessoas dos moradores daquela época, o que é simplesmente sensacional. O acesso está incluso no circuito A e B.

Rua Dourada
Rua Dourada – Foto: Felipe Beiragrande

6.  Galeria no Castelo de Praga (Obrazárna Pražského hradu

É uma exibição permanente que exibe pinturas européias do século XV ao XVIII de coleções do Castelo de Praga, que se iniciou com o imperador Rudolf II. Após muitas obras terem sido levadas para Viena e serem apreendidas em períodos pós guerra, novas coleções foram adquiridas pelo imperador Ferdinand III. O acesso está incluso no circuito C e pode ser comprado separadamente por Kč 100,00.

7. Torre da Pólvora (Prašna Věž)

Construída no séclo XIX, foi a maior e única que restou das torres de canhão que faziam parte das muralhas que rodeavam a cidade velha. No reinado de Maria Tereza, a torre era usada para estocar pólvora, por isso passou a ser chamada de Torre da Pólvora. O acesso está incluso no circuito A, mas a torre estará fechada para reforma até agosto de 2018.

8. Palácio de Rosenberg (Rožmberský palác)

Construído no estilo renascentista entre 1545 e 1574 para abrigar a família Rosenberg. Tornou-se propriedade do imperador Rudolf em 1600 e permaneceu na sua forma original até o século XVIII. O acesso está incluso no circuito A.

9. Catedral de São Vito (Katedrála sv. Vita)

Simplesmente espetacular, ela rouba a cena durante todo o passeio no complexo. Construída no estilo gótico, é o maior templo e mais importante de Praga. Além dos serviços religiosos, as coroações de reis e rainhas checos ocorreram aqui. Sua construção foi iniciada no século XV e só foi completamente finalizada em 1929. O interior é lindo, rico em detalhes e cheio de pinturas e vitrais. A catedral possui também uma torre de quase 100 metros com uma visão única da capital Checa. São 280 degraus e é possível também ver o sino da catedral que pesa 15 toneladas, possui decorações de relevo e data de 1549. Com certeza foi minha visita preferida. O acesso está incluso no circuito A e B.

Interior da Catedral de São Vito
Interior da Catedral de São Vito – Foto: Felipe Beiragrande
Catedral de São Vito - Castelo de Praga
Catedral de São Vito – Castelo de Praga – Foto: Felipe Beiragrande

10. Jardins do Castelo

Esse é pra fechar a visita com chave de ouro. Existem seis jardins no complexo e todos são maravilhosos. Terminamos nossa visita por lá (por onde queríamos ter começado) e foi um passeio bem agradável.

Jardins do Castelo de Praga
Jardins do Castelo de Praga – Foto: Felipe Beiragrande
Jardins Castelo de Praga
Jardins Castelo de Praga – Foto: Felipe Beiragrande

Endereço: 11908 Praga
Horário de funcionamento: complexo do castelo: de 6h às 22h. edifícios históricos: de 9h às 16h.
Como chegar:  tram 22 (clique aqui para ter acesso ao mapa ao metrô em Praga)
Para saber mais: https://www.hrad.cz/en/prague-castle-for-visitors

Vale a pena?

Sem sombra de dúvidas vale! Além de ser um dos pontos turísticos mais visitados de Praga, é também uma excelente forma de você conhecer a história dessa cidade tão única. A única ressalva é que, como se trata de um monumento importante, o local provavelmente estará abarrotado de gente, mas nada que atrapalhe muito a visita. Existe alguns restaurantes no complexo do castelo e toda estrutura para turistas. Separamos metade de um dia para a visita e fizemos tudo com muita tranquilidade.

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões. Siga-nos nas Redes Sociais para receber todos os posts em primeira mão e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que amam explorar o mundo, assim como eu!

Até breve! 😀

Posts Relacionados

🌍 Praga: o que você precisa saber antes de viajar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *